fbpx

Tens de fazer 100 buraquinhos para nascer uma única alface

Tens de fazer 100 buraquinhos para nascer uma única alface

Esta expressão “100 buraquinhos para nascer uma alface” foi usada por uma cliente minha, super divertida, durante uma das nossas sessões de coaching em passávamos 1 terço do tempo a rir às gargalhadas. Desde então uso esta expressão repetidas vezes noutras sessões com outros clientes.

Uma das coisas mais frequentes nas sessões de coaching e em conversas com amigos, quando as pessoas sabem exatamente o objetivo que querem atingir (e até já o sabem há algum tempo), é dizerem que já tentaram de tudo para conseguir concretizar o seu objetivo. Eu própria já disse essa frase algumas vezes no passado sobre objetivos que eu queria.

Quando lhes pergunto:
– “Então e, até agora, o que é que já concretizaste para atingir esse objetivo?”
A resposta é sempre:
– “Ah, imensas coisas!”

Depois pergunto:
– “Que bom! E então, que coisas foram essas que já concretizaste?”
Normalmente começam confiantemente uma lista de ações que acaba ao fim de … 3 ideias colocadas em prática.

Nesse momento, nem preciso de dizer nada, porque as próprias pessoas me dizem:
– “Afinal, se calhar foi pouco, não é?”

Nesse momento uso sempre esta expressão para lhes responder:
– “Sim, parece-me que talvez tenha sido pouco. Podia ter corrido bem, apenas com essas 3 soluções. Mas na vida nem sempre temos essa sorte. Aliás raramente temos essa sorte. Na vida é mais frequente termos de fazer 100 buraquinhos para nascer uma única alface.”

Por isso, seja para conseguires ter mais clientes, ou para encontrares uma pessoa incrível para criar uma relação romântica ou para resolveres um determinado conflito com uma determinada pessoa, tens de fazer muitas tentativas variadas para que haja aquela tal tentativa que te vai colocar no caminho certo e aproximar do teu objetivo.

Se por acaso, já fizeste mais de 100 buraquinhos e mesmo assim não estás a ver nascer nenhuma alface, é possível que estejas no terreno errado ou a plantar sementes de abóbora. Nesse caso, a solução será mudares de estratégia, mas isso fica para outro post.

Até lá, bons buraquinhos, boas alfaces, bons resultados!

Jo ♥

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.