fbpx

Se tens falta de autoconfiança

Se tens falta de autoconfiança

Já pensaste que a autoconfiança, muitas vezes confundida com “excesso” de ego, pode ser, na verdade, o oposto disso?

Se não vejamos … As pessoas que têm falta de autoconfiança, que não acreditam nelas próprias, que se julgam, que se criticam, que se impedem de agir com medo de falhar por acharem que não vão conseguir … as tais que têm falta de autoconfiança … essas sim, muitas vezes, é que têm “excesso” de Ego.

Estão exageradamente preocupadas com elas próprias. Me, me, me, me! Preocupadas se vão fazer as coisas bem, se vão acertar, se vão estar à altura, se são bonitas o suficiente, se são inteligentes o suficiente, se são competentes o suficiente. Preocupadas que já deviam ter qualquer coisa que ainda não têm. Ser qualquer coisa que ainda não são. E fazer qualquer coisa que ainda não fizeram. Me, me, me, me!!!!

Acham que estão aquém de algo e dizem a si mesmas que deveriam ser outra coisa diferente do que são, mais do que são, maiores do que são. Dizem elas, ou melhor, diz o Ego delas. Aquela coisinha cá dentro que diz: “tu devias era…” é o tal Ego.

Daquilo que percebo do ser humano e que observo à minha volta, as pessoas com pouca autoconfiança estão demasiadamente preocupadas com elas próprias e com o que o mundo vai pensar delas (como se o mundo estivesse todo a olhar … para elas). Estão exageradamente autocentradas.

As que são auto-confiantes muitas vezes é ao contrário.

Elas gostam delas como são. Ficam contentes com o que fazem e não têm problemas nenhuns em dizer isso a toda a gente. Não porque querem que os outros saibam (se assim fosse não seria verdadeira autoconfiança) mas porque é nisso que acreditam. É a sua verdade e como verdade que é, estão perfeitamente à vontade em mencioná-lo sem complexos nenhuns.

Mesmo que falhem, levantam-se, lambem as feridas e vão em frente outra vez. Uma pessoa egóica (com o Ego demasiado inflacionado, o tal “excesso” de Ego) não consegue fazer isso. O seu Ego não deixa.

Por isso, acho que os autoconfiantes são um bocado injustiçados. Não são eles que são os egóicos, pelo contrário. Egóico é aquele que não se deixa a si próprio brilhar por receio de ser inadequado. Por isso, é que uma pessoa com pouca autoconfiança olha para alguém com muita autoconfiança, e acusa-o de egóico, autocentrado, arrogante. É projeção dessa pessoa!!!!

E o pior é que “todos” nós acreditámos nisso. Acreditámos nessa projeção e acreditámos que ser auto-confiante é ser egóico ou arrogante e portanto “feio”. E por isso aqui estamos, uma sociedade deprimida. Como é que é possível, ser mais bem visto coletivamente alguém que se mal trata emocionalmente, do que alguém que sabe aquilo que vale e grita isso aos 7 ventos. Sinceramente que não consigo compreender.

Acho mesmo que isto é mais uma das grandes hipnoses coletivas. Uma hipnose ao mesmo nível de ser obrigatório ter um emprego ou estar no trânsito todos os dias.

Se puderes, quiseres, pensa um bocadinho nisto … será que ser assim tão “humilde” é que é bom para ti? Experimenta elogiares-te um pouco mais. Pode ser que te voltes a encontrar.

Bom fim de semana!!
Jo ❤️☀️

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.