fbpx

Sabedoria

Sabedoria

Ontem dei por mim a desejar ter 90 anos e estar no final da vida. Dei por mim a pensar que ter vivido tantos anos traz consigo uma credibilidade gigante relativamente a tudo o que se descobriu. Aquela sabedoria que ninguém contesta. Chegar ao fim da vida e ter tido certas aprendizagens que aos poucos se tornaram certezas é algo muito bonito. É algo que traz consigo uma certa tranquilidade.

Eu tenho tantas certezas hoje. Gostava de ter a autoridade que a idade nos oferece para poder dizer “Eu não acredito. Eu sei.” tal como Jung fez no final da sua vida quando questionado sobre a existência de Deus. Mas por enquanto terei de me contentar com o meu habitual “Eu acho que sei, mas na verdade não sei nada”, porque já mudei de ideias em relação a tanto, tantas vezes.

Às vezes gostava de ter mais certezas. Ou pelo menos saber que já não vou a tempo de mudar as certezas que tenho. Gostava de saber que as verdades que descobri são aquelas com que vou ficar. Nada mais há para revelar. A verdade está aí. É o que é. A idade traz isso.

Ou então são só os delírios de uma mulher que está aqui, neste intervalo, entre já não ser jovem e ainda não ser sábia.
Tudo a seu tempo.

Jo ♥

 

Image by: psychedelic_trips420

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.