fbpx

Tu sabes

Tu sabes

Há umas semanas quando regressava do Porto, depois do lançamento do meu livro na cidade Invicta, parei numa bomba de gasolina e a pessoa que me acompanhava perguntou-me:

“Se agora, neste momento, visses a Joana de há 5 anos atrás sentada no lugar do condutor do seu velhinho renault clio, mesmo aqui ao lado na bomba nº3 e tivesses a coragem de ir lá, bater no vidro e dizer-lhe apenas uma frase que a pudesse ajudar ou simplesmente pôr a pensar, o que é que lhe dirias?”

A resposta não foi obvia para mim, tive de pensar um pouco, mas a frase que escolhi foi a primeira coisa em que pensei…

Diria “Jo, eu sei que estás com medo neste momento e achas que estás perdida sem saber o que fazer, mas tu já sabes a verdade. Tu sabes!”

Provavelmente a Joana de 2011 ficava apenas com uma história engraçada para contar à mesa de jantar sobre a maluquinha da bomba de gasolina 🙂

Mas sabes quando acreditas tanto numa coisa que só te apetece gritá-la nos ouvidos de todas as pessoas e deixar gotas mágicas dessa verdade dentro de si? Quando viveste histórias difíceis e depois de as venceres estás do outro lado do muro e finalmente conheces coisas que nunca imaginaste que seriam possíveis? Ficas munido de uma nova consciência, uma nova verdade, uma nova maneira de ver o mundo, a vida e as pessoas? Foi tão difícil, mas agora, para ti é tão óbvio. Como é que não viste antes? Como é que estavas tão cego, tão lento, tão perdido. Mas para veres essa verdade que te faz renascer não basta teres sofrido, é preciso fazeres o caminho certo dentro desse sofrimento.

O que quero dizer com isto tudo é que acredito muito que se vivermos de acordo com a nossa verdade, se formos fiéis ao que a nossa alma nos pede vai correr tudo bem.

Não há como errar, mesmo. Pode demorar, pode ser um caminho difícil, podes regressar arranhado, esfolado, cansado, mas no final de contas, se fizeres aquilo que a tua essência te pede vai correr tudo bem. Podes achar que não sabes o que é melhor para ti, podes achar que estás perdido mas, dentro de ti, já sabes tudo.

Sim, vão acontecer coisas chatas na tua vida na mesma. Há pessoas que vão desaparecer, há acidentes que vão acontecer, há crises económicas e ingraterras a sair da UE, etc, mas daquilo que tu controlas e que depende de ti … Não há como enganar.

Se fizeres o que o teu coração te pede vais acertar mais cedo ou mais tarde. Por isso confia!

Só o medo te pode impedir agora. E o medo é LIXADO!!! (para não dizer outra palavra, na minha opinião mais adequada :). O medo deturpa a nossa visão e conta-nos mentiras sobre o caminho que está certo para nós.
Cabe-te perguntar a ti próprio quando estiveres perante a indecisão total “Quero tomar esta decisão baseada o medo ou baseada no amor?” Ninguém gosta de tomar decisões baseadas no medo, mas no entanto fazemo-lo tantas vezes e nem reparamos. É assustador quão cegos por vezes estamos.

Pergunto-me se um dia no futuro voltarei a estar assim, perdida dentro de mim acreditando que não sei a resposta certa, quando o que apenas me falta é ter a coragem de ver a verdade. A verdade que eu já conheço mas para a qual fecho os olhos.

A ti que estás agora a ler-me, se me vires assim no futuro, peço-te por favor, bate no vidro do meu carro e diz-me aquilo que eu estou a ignorar. Diz-me: “Tu já sabes, tu estás certa, toma uma decisão baseada no amor e vais ser recompensada.”

Nesse instante vou lembrar-me deste momento da minha vida. O momento em que sei que estou a ser recompensada por todos os medos que enfrentei e por todas as cicatrizes que trago comigo. Vou lembrar-me de hoje.

Por isso, promete que me dizes. É só isso que te peço. Prometes?

“Tu já sabes, tu estás certa, toma uma decisão baseada no amor e vais ser recompensada.” 
Só isso …

Até breve,
Jo ♥

 

Ilustração de: João Rodrigues

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.