fbpx

Descobrir o Propósito de Vida. Será só para super heróis? – Artigo publicado Revista Insights, Mar. 2014

Descobrir o Propósito de Vida. Será só para super heróis? – Artigo publicado Revista Insights, Mar. 2014

Imagine uma banda desenhada ou um filme de ficção científica em que a personagem principal é um super-herói. Agora veja as cenas de ação, em que os vilões começam a atacar os cidadãos indefesos e inocentes, com o objetivo de dominarem o mundo. Ouvem-se grandes explosões e o barulho das pessoas a gritarem em socorro o nome do super-herói. Agora imagine que o herói, com todo o seu potencial e superpoderes, não vai ajudar a população sobre ataque, tudo porque não faz a mais pequena ideia de que tem essas capacidades. Seria no mínimo um desperdício e bastante aborrecido para quem estivesse a ver este filme ou a ler este livro.

Os filmes da vida real relacionados com a orientação vocacional e mudança de vida profissional são cada vez mais evidentes e é possível observar diferentes realidades, mas todas com o mesm

o objetivo, a procura de novos caminhos de realização.

Por um lado, temos as pessoas que perderam os seus trabalhos e que se veem numa posição em que precisam de criar uma nova realidade para as suas vidas. Ao fazê-lo procuram algo que lhes traga realização e, por esse motivo, começam a questionar-se sobre o que seria o seu verdadeiro Propósito. Por outro lado, existem as pessoas que mantêm os seus postos de trabalho, mas que começam a colocar em causa o investimento que fazem nas empresas em que trabalham. Isto acontece, porque as suas atividades profissionais não as realizam e porque o contexto económico já não permite colher as vantagens financeiras que anteriormente compensavam a insatisfação com a atividade em si. Estas pessoas compreendem que o conceito de segurança mudou radicalmente e que o que anteriormente era considerado garantido, atualmente já não o é. Por isso, começam a colocar a hipótese de iniciar um percurso independente e, este sim, alinhado com aquilo que consideram ser o seu verdadeiro Propósito.

 

O que é o Propósito de Vida?

O Propósito de Vida é a sua missão na terra, o seu papel e a sua função neste mundo. Pode olhar para esta definição segundo dois pontos de vista diferentes. Pode considerá-la de um ponto de vista espiritual, como a representação daquilo que o Universo, Deus, ou outra qualquer entidade em que acredite, determinou que seria a melhor maneira de utilizar o seu tempo aqui na terra. Ou pode simplesmente olhar para ela de uma perspetiva individual, daquilo que faz sentido para si ser a sua missão fundamental.

Em ultima análise e independentemente de qualquer objetivo que tenhamos na vida, a nossa vontade final e primordial é a de sermos Felizes. A possibilidade de sermos felizes passa também por um apurado sentido de propósito e a sensação de viver uma vida cheia de significado. Os maiores arrependimentos humanos estão, na sua maioria, relacionados com a possibilidade de não ter vivido o suficiente, não ter sentido o suficiente e, também, não ter contribuído o suficiente. A palavra contribuição tem aqui um sentido muito mais vasto, associado à forma como influenciamos a vida de outras pessoas. Ou seja, até que ponto o nosso percurso foi representativo daquilo em que acreditamos e, por esse motivo, deixará algo de significativo, mesmo quando já cá não estivermos.

Portanto, independentemente de adotar uma perspetiva espiritual ou individual, o Propósito de Vida representa o verdadeiro Porquê daquilo que fazemos e para quem o fazemos. Apesar de muitas pessoas terem como sua maior ambição viverem a sua vida com o seu Propósito de Vida, o Propósito de Vida não tem de estar necessariamente associado a uma profissão. O seu Propósito de Vida pode estar associado a algo que faz nos seus tempos livres, a algo relacionado com as pessoas da sua vida ou a alguma causa social que defenda.

Independentemente do formato que tiver, o seu Propósito é a razão pela qual está aqui, hoje, a ler este artigo. Tal como um super-herói com superpoderes, se não viver o seu Propósito e não utilizar esses seus superpoderes, o mundo vai ficar mais pobre. O que nos traz à million dolar question…

 

Como posso descobrir o meu PV?

O processo para descobrir o Propósito de Vida implica um grande autoconhecimento e pode ser percorrido por qualquer pessoa, mesmo que não seja um super-herói. Mas, como qualquer processo de desenvolvimento pessoal e humano, o autoconhecimento implica duas fases: Consciência e Ação.

Se decidir ir para cima de uma montanha meditar e filosofar sobre si, irá perder metade da experiência que lhe dará a possibilidade de conhecer o seu verdadeiro Propósito. Se não entrar em ação irá perder muitas oportunidades e experiências que lhe poderão oferecer uma ideia clara daquilo que realmente é a sua missão. Existem pessoas que decidem tirar uma licenciatura e só depois de conhecerem o lado prático dessa profissão é que percebem que essa ocupação não representa, de todo, aquilo que mais gostariam de fazer. Ou ao contrário, pessoas que, por acaso, vão fazer um curso, ou uma viagem, ou conversar com alguém e, a partir desse momento, conhecem uma nova realidade que não estavam à espera e pela qual se apaixonam. A maioria das pessoas que conhece o seu Propósito, em algum momento das suas vidas, passou por uma experiência prática que mudou tudo. Estes são os verdadeiros motivos pelos quais é tão imperativo que entre em ação para descobrir o seu Propósito.

Por outro lado, se decidir entrar em ação e fazer coisas aleatórias e sem significado ou profundidade, poderá estar a perder o seu tempo. A fase de criar oportunidades e experiências deve ser antecedida e acompanhada por um processo de tomadas de consciência. Este processo, entre outras coisas, irá ajudá-lo a perceber exatamente quais são os seus valores, os seus talentos, as suas paixões e outras características que tornam esse Propósito tão importante para si. O seu Propósito, e a atividade pela qual escolhe viver esse propósito, devem ser tão perfeitas para si que irão encaixar de forma exímia na pessoa que realmente é.

Como referi anteriormente, o Propósito de Vida é o Porquê e a atividade pela qual decide viver esse Propósito é apenas o veículo que escolheu para o fazer. É também muito importante que o veículo ou atividade que lhe permite viver esse Propósito tenham o contexto certo para que se sinta realizado ao fazê-lo. Imagine que está a viver o seu Propósito de Vida, mas que o faz por meio de uma atividade que não está de acordo com os seus valores. Por muito que esteja a viver o seu Propósito não vai sentir-se totalmente realizado e vai acabar por perder o entusiasmo e a vontade de continuar a colocar em prática a sua missão. Desta forma vai estar dentro do seu elemento e a viver a sensação de “flow”, tão comummente descrita pelas pessoas alinhadas com o seu Propósito.

Depois de descobrir o seu Propósito e o veículo a partir do qual esse Propósito se manifesta, está na hora de começar a implementar as soluções que lhe permitirão viver a vida com o seu Propósito de Vida. Nesta fase, precisará das características que utilizaria para atingir qualquer outro objetivo na sua vida e que são sobejamente conhecidas. Determinação, disciplina, paixão, compaixão, foco, etc… Mas neste caso tem uma vantagem relevante, está a lutar por um objetivo verdadeiramente inspirador, o seu verdadeiro Propósito, e isso é metade do caminho.

Como Coach, especialista em Propósito de Vida, tenho a felicidade de ser testemunha frequente do maravilhoso impacto que a descoberta da verdadeira missão tem na vida das pessoas. Por esse motivo, aproveito para lhe desejar, a si, uma viagem inspiradora no caminho em direção ao seu Propósito de Vida.

Até breve.

A sua Coach,
Joana Areias

Artigo publicado em Revista Insigths – Saúde, Bem-estar, Desenvolvimento pessoal (nº 11, de 15 de Março a 15 de Abril)

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.