fbpx

Liderança Pessoal – Ser a estrela mais brilhante

Liderança Pessoal – Ser a estrela mais brilhante

Quando somos questionados a nomear as pessoas que conhecemos e consideramos autoconfiantes não é invulgar escolhermos pessoas que identificamos como destemidas e audazes, aquelas pessoas que sabemos serem as primeiras a dar o murro na mesa quando são confrontadas com realidades que vão contra a sua própria essência. Autoconfiança é, normalmente, associada aos Mourinhos da nossa vida, às pessoas que têm o atrevimento de serem quem são, independentemente do julgamento dos outros e, por isso, muitas vezes acusadas de arrogantes e em relação às quais aproveito para manifestar a minha profunda admiração.

Mas este artigo é sobre outro tipo de pessoas, sobre outro tipo de autoconfiança. Autoconfiança, define-se como a convicção de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa, independentemente do aspecto que isso possa ter aos nossos olhos. É por isso que não é qualquer pessoa que tem a capacidade para assumir a sua fragilidade ou vulnerabilidade, não é qualquer pessoa que abdica da oportunidade de se evidenciar em relação a outros. Só alguém verdadeiramente autoconfiante, teria a capacidade de o fazer. Não estou a falar de pessoas que se diminuem para que os outros brilhem, mas sim de alguém que aproveita o brilho dos outros para ser cada vez melhor.

Esta semana tive uma aprendizagem gigante. Aqueles que já me conhecem, ou seguem o meu site, sabem que sou Life Coach. Quando digo que SOU Life Coach, não me refiro apenas ao facto de essa ser a minha atividade profissional, refiro-me à minha identidade, à pessoa que sou e aos valores que defendo. Ser Coach é mesmo a minha verdadeira paixão, a minha persona, o meu Eu. É por esse motivo que faço questão de me desenvolver, de conhecer novas realidades, novas maneiras de trabalhar, muitas vezes conversando com outros Coachs e descobrindo um pouco mais sobre as suas formas de inspirar pessoas.

Esta semana não foi exceção. Combinei uma conversa com uma amiga e Life Coach. Devo dizer que esta amiga não é uma Coach qualquer, ela é uma Coach de referência, tanto pela sua experiência, como pela sua formação, empresas com que trabalha, universidades onde ensina e testemunhos de vida inspiradores que transmite. Basicamente, esta minha amiga está num momento em que, um dia, qualquer outro Coach adoraria poder dizer que chegou.

Durante a nossa conversa, fomos apresentadas a um outro Coach que se encontrava no mesmo local. Este Coach, com uma proatividade e energia verdadeiramente contagiantes, partilhou connosco o seu trabalho, o seu percurso e a sua filosofia. Posso dizer que a maioria das suas partilhas foram realmente interessantes e esteve, na verdade, uns bons minutos a falar dele próprio e das suas técnicas com bastante orgulho. A única questão foi que este Coach não tinha conhecimento de que estava a falar e a descrever os seus serviços a esta minha amiga que, por acaso, era só uma Coach de topo.

O mais surpreendente para mim foi ver a reação da minha amiga. Esteve durante toda a conversa, calada e com uma imagem verdadeiramente interessada na partilha entusiasta deste colega que tinhamos acabado de conhecer. A minha amiga nunca sentiu a necessidade de dizer que era Coach há mais de 10 anos, que tinha formação com os melhores formadores em todo o mundo, que dava aulas sobre aqueles temas há anos, numa das maiores Universidades do país e que sabia tudo aquilo e muito mais.

Na verdade ela estava realmente interessada em ouvir o que este nosso colega dizia e, talvez, em aprender alguma coisa nova, fazendo apenas alguns comentários que qualquer outra pessoa faria sobre os assuntos abordados, mesmo que não tivesse nenhum conhecimento específico sobre eles. Achei maravilhoso observar o comportamento de alguém que admiro profissionalmente e que, para além disso, está tão bem consigo própria, ama-se tanto, que não se importou de deixar outra pessoa brilhar no universo em que a verdadeira estrela era ela. E o mais engraçado é que, para mim, ela brilhou ainda mais.

Nesse momento, compreendi verdadeiramente o que é SER Coach, o que é ser verdadeiramente autoconfiante. Nesse momento, cresci e percebi que ia SER muito melhor. Por isso estou muito grata.

A sua Coach,
Joana Areias

8 Comments
  • Gorki Silva
    Posted at 16:51h, 09 Agosto

    Parabéns pelos ensinamentos trazidos neste relato. A maioria de nós prefere falar aquilo que sabe e perde a oportunidade de aprendizado e de brilhar com uma atitude de humildade. Parabéns!

  • Susana Rainho
    Posted at 16:28h, 31 Julho

    Quem é verdadeiramente bom, não precisa de se fazer notar, nem de se evidenciar. A isto chama-se Humildade, eu sei quem sou, eu sei o que valho, mas os meus valores acima de tudo!
    Parabéns Joana, por estar no caminho certo.

  • filipalakshmisabrosa
    Posted at 13:16h, 06 Maio

    parabéns joaninha!!
    Eu acho que és uma optima profissional!!!

  • Sonia Moutinho
    Posted at 08:21h, 09 Março

    Uma diferença bem explícita entre alguém autoconfiante e alguém arrogante é que o autoconfiante sempre na sua força a oportunidade de compartilhar algo de bom, enquanto que o arrogante usa sua “força” somente para se destacar dos demais, sem ao menos se importar com o bem estar comum, apenas para massagear o próprio ego. A diferença é de que a humildade faz sempre parte dos verdadeiros auto confiantes, poque humildade não é sinal de fraqueza, mas de grandeza.
    Obrigada

  • Helton Luiz
    Posted at 20:50h, 23 Janeiro

    Realmente muito proveitoso esse momento de partilha. Ser essencialmente é mais importante do que ter,
    Valeu pela informação.

  • Ismail
    Posted at 12:37h, 27 Dezembro

    Essa pessoa que ouviu demonstrou grande sabedoria e humildade. Realmente é uma estrela que brilha muito.

  • João David
    Posted at 15:55h, 26 Dezembro

    Isso sim e a demostração da verdadeira humildade, mesmo com tanta experiência e conhecimento na área fez questão de ouvir outra pessoa e aprender com ela! Também tenho que exercitar isso no dia a dia!

  • Reginaldo
    Posted at 15:25h, 26 Novembro

    Por vezes, é de fato um desafio manter-se equilibrado, sensato e ainda por cima aprender com algo mais em uma situação como essa.
    Admiro quem tem essa postura, e é a mesma que quento alcançar perante o que acontece comigo, mas, reconheço que não é fácil. Parabéns.