fbpx

A importância do ambiente nos objetivos

A importância do ambiente nos objetivos

World Trip Day 106 – Esta época defini o objetivo de não ter objetivos. Não tem sido nada fácil. E este último mês confirmei a premissa de que o teu ambiente influência muito a tua capacidade de foco nos teus objetivos.

O meu eu produtivo e competitivo já faz de tudo para se conseguir agarrar a qualquer réstia de possibilidade de eu dar energia a um objetivo, seja ele qual for. É giro observar o meu cérebro a tentar tudo por tudo para encontrar uma saída, uma justificação pela qual não faz mal eu pensar num determinado objetivo. 

Imagina o cérebro de uma pessoa dependente de açúcar e que, sem ela dar por isso, a convence de que comer só mais aquele pacotinho de bolachas não faz mal. “É só hoje!” ou “É só um bocadinho!” ou “Tu mereces, já te esforçaste tanto e já estás nisto há tanto tempo!”. Tu sabes do que estou a falar! 

E tenho reparado que desde há um mês quando cheguei aos EUA, a dificuldade tem sido acrescida. As coisas que fazes e o ambiente onde estás têm mesmo uma real influência na forma como consegues focar-te nas tuas metas. No meu caso estar num ambiente de ambição, consumo e “American dream” estão a dificultar o meu processo de evitar ter objetivos.

Obviamente que ter objetivos é ótimo! Adoro objetivos! Mas na minha vida nunca me tinha dado a oportunidade de não os ter (pelo menos na área profissional) e achei que era um bom desafio para mim e uma oportunidade de ter uma época diferente e, quem sabe, com isso dar a oportunidade a outras paixões de surgirem.

Estar há quase um mês nos EUA e ver o “Shark tank” todos os dias, assistir a 30 minutos de anúncios a cada intervalo, passear em Rodeo Drive, ver as mansões dos famosos em Beverly Hills, passear em Hollywood a ver os nomes das estrelas pelo chão e pisar a verdadeira passadeira vermelha onde no domingo passaram as estrelas nos Óscares, tudo isto, está a mexer com a minha ambiciosa interna …

Isso geralmente não seria uma coisa má, mas não está a ajudar muito no meu objetivo de relaxar e desfrutar do que já tenho sem querer mais nada.

Bom, tudo isto para te dizer que se queres realmente alguma coisa, escolhe bem o ambiente onde te encontras, as pessoas com quem convives e as experiências que tens. Todas essas coisas podem ajudar ou prejudicar a tua capacidade de foco e, consequentemente, o nível de facilidade ou dificuldade que vais sentir para chegar ao teu objetivo. E se os nossos cérebros às vezes já não facilitam, então vamos precisar de toda a ajuda que poderemos encontrar. E o teu ambiente pode make it or break it!

Se quiseres saber mais sobre este tema podes também ver o vídeo que gravei em Venice Beach sobre o poder do ambiente externo nos nossos objetivos. Clica AQUI para veres o vídeo.

Tem um ótimo fim de semana!

Jo ?

Photo tirada em Hollywood, Los Angeles, EUA

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.