fbpx

Não há Um Momento em que Muda tudo

Não há Um Momento em que Muda tudo

Há, na minha opinião, um equívoco no discurso do mundo do desenvolvimento pessoal, pelo menos daquilo que estou habituada a ouvir dos meus mestres, dos meus colegas e de mim mesma, até há pouco tempo.

Durante muito tempo pensei, li e ouvi que há momentos que mudam a nossa vida.
Momentos em que tomamos uma decisão que muda tudo. Momentos em que vivemos uma experiência que altera a nossa vida, para sempre, a partir desse momento. Mas aquilo que me tenho apercebido nos últimos anos é que qualquer mudança na nossa vida ou dentro de nós exige uma grande coragem. Vejo-o todos os dias nos meus clientes. Adorava que soubessem como admiro a sua coragem, pois seguir em busca dos seus propósitos e da sua Felicidade não é uma tarefa fácil. É exigente, é duro, é intenso a todos os níveis e, sim, é também muito recompensador, mas só no final, mais à frente, muito depois de terem dado passos muito desafiantes.

É por isso que acho que a decisão de mudar a nossa vida não acontece num momento.
Sim, há um dia que é o primeiro, em que decidimos que agora vai mudar tudo, mas a verdade é que essa é uma decisão que temos de tomar todos os dias a partir desse primeiro momento. Hoje digo aos meus clientes que não esperem que a decisão de hoje seja o suficiente pois vão ter de provar o seu compromisso para com essa decisão diariamente, durante algum tempo, até finalmente poderem levantar os braços vencedores e dizerem “Cheguei caraças!”.

Dizem que há acidentes que mudam a nossa vida, desilusões que mudam a nossa vida, experiências que mudam a nossa vida, mas acredito mais que há todas as decisões que tomamos depois desses momentos e que, essas sim, mudam a nossa vida, dia após dia…

É possível que já tenhas ido a um curso de desenvolvimento pessoal, saíste de lá a dizer “É desta!” e passados 15 dias lá estavas tu a repetir os mesmo padrões, a fazer as mesmas asneiras. É possível que já tenhas tido aquela discussão horrível com a pessoa que amas e, depois de fazerem as pazes e chorarem abraçados, prometeram que tudo iria ser diferente a partir de agora, mas passado 3 semanas voltam a desentender-se por causa do mesmo tipo de coisas absurdas. Possivelmente já recebeste uma notícia chata sobre a tua saúde e prometeste a ti mesmo que irias começar, de uma vez por todas, a ter hábitos de vida mais saudáveis, mas passado apenas 2 dias dás de caras com as mesmas desculpas de sempre para não fazeres aquilo que sabes que precisas de fazer. Já te aconteceu algo do género? A mim já me aconteceu.

Por isso, acredito que para mudarmos a nossa vida não basta tomarmos aquela primeira decisão, temos de fazer esse mesmo compromisso, connosco mesmos, todos os dias a partir daí e por isso é que mudar é tão difícil.

Por isso é que admiro tanto os meus clientes, porque para lidar com essas decisões, é preciso muita coragem. Que bravos que são. Que continuem assim inspirando-me a mim e às pessoas das suas vidas, decidindo seguir por caminhos árduos mas muito muito gratificantes. Decisões diárias, dia após dia, todos os dias, e às vezes ao domingo também.

E por falar em domingo, desejo que o teu seja maravilhoso. Um abraço!
Jo ♥

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.