Peer Group – Apoio e Desafio

Peer Group – Apoio e Desafio

Já lá diz o ditado “Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és”.

É difícil de negar a influência que a energia dos grupos tem sobre os indivíduos. O tipo de energia do grupo pode e certamente irá ter um impacto significativo nos elementos individuais que o constituem e isso pode ser tão possibilitador como limitador. Hoje venho apresentar o conceito de Peer Group. Já alguma vez ouviu falar?

O que é um Peer Group?

O Peer Group, tal como o nome indica é o seu grupo de pares. Apesar desta denominação estar muitas vezes associada a pessoas do nosso âmbito profissional, o conceito de Peer group pode estender-se a áreas muito mais vastas como romance, saúde, liderança pessoal ou mesmo dinheiro.

O Peer Group é um conjunto de pessoas que nos apoia e está presente para nós nos momentos em que caímos nos buracos do percurso para os nossos sonhos. No entanto, são as pessoas que depois de nos segurarem durante a queda, nos desafiam a voltar para o nosso percurso e a terminar o que nos propusemos fazer. São aqueles que nos dizem exatamente aquilo que precisamos de ouvir, mesmo que não seja aquilo que nós gostávamos que nos dissessem. São pessoas que nos admiram exatamente como somos e que nos querem ver crescer cada vez mais e que, quando já tivermos crescido, nos querem ver voar. Uma pessoa que seja nosso Peer não se importa se estamos a crescer ao ponto de a ultrapassar. Essa pessoa sabe que o nosso sucesso não inviabiliza o seu, quanto muito poderá mesmo catapultá-lo. Estas pessoas celebram genuinamente as nossas vitórias e lembram-nos do nosso valor quando tropeçamos num sobressalto que por, momentos, nos tira do nosso caminho.

Estas também podem ser pessoas que nos inspiram a ser melhores, ou pelo seu percurso pessoal ou profissional, ou pelos conhecimentos ou experiência que têm sobre uma determinada área. Podemos ter uma pessoa que nos apoia e desafia na área dos negócios. Podemos ter um casal que nos inspira na área do romance ou família. Podemos ter um amigo ou familiar que nos estimula a viver  coerentemente com os nossos valores porque nos admira exatamente como somos.

Está satisfeito com o seu Peer Group?

A primeira coisa a saber é se o seu Peer Group tem qualidade, ou seja, se as pessoas que constituem esse Peer Group têm as características certas para fazerem parte deste grupo. Uma coisa maravilhosa sobre os seres humanos é que têm a possibilidade de escolher os elementos do seu grupo, por isso pode começar a escolher exatamente as pessoas que são possibilitadoras na sua vida. É importante ter em atenção que as pessoas que nos rodeiam nem sempre são nosso Peer Group, mesmo que estejam disfarçadas disso.

Já alguma vez se sentiu cheio de energia porque deu um passo muito importante na sua vida e quando o partilhou com uma determinada pessoa ficou completamente desiludido com a sua reação? Já alguma vez estava bem-disposto e animado e quando falou com uma certa pessoa sentiu-se totalmente drenado e angustiado? Certamente que isto já lhe aconteceu e é quase certo que essa pessoa não pode ser considerada uma pessoa do seu Peer Group, principalmente se essas situações forem recorrentes.

A sugestão que lhe deixo é que comece a relacionar-se apenas com as pessoas que estão consigo, ora com um ombro amigo, ora com uma agulha para o estimular a avançar. Pense um bocadinho sobre a sua rede de influência. Outra coisa a fazer é agendar encontros frequentes com essas pessoas. Estar com elas, ouvir as suas sugestões, criar compromissos com elas sobre os seus projetos e pedir-lhes para que o relembrem desses compromissos.

Quem sabe se um dia eu farei parte do seu Peer Group. Para mim será um privilégio.

A sua Coach,
Joana Areias